Como pegar um pênalti

Jogar ou treinar : O que né melhor para um goleiro ? Play or train: What is best for a goalkeeper?

Treinar é necessário. Muito necessário, mas jogar é fundamental . Futebol é um jogo e como todo jogo , tem seus truques, seus segredos. m...

MAIS UMA DICA



                                                 video em camera super lenta

É sempre importante, fazer os videos dos treinamentos, pois é mais facil identificar os movimentos se estão sendo realizados corretamente ou não. nesse video, o  goleiro Lucas de 14 anos, faz o salto perfeito para o lado esquerdo, mas do lado oposto, ele coloca o joelho no chão de maneira errada no momento da queda. Perceber alguns movimentos só é possível vendo os vídeos.

Não basta ter boa técnica. Não basta estar  bem fisicamente. Mas sim,as duas coisas juntas e muito mais. O futebol é cheio de malandragem , cheio de esquemas e truques . E é no jogo que se aprende as táticas, as malandragens desse maravilhos esporte.

Força, elasticidade, agilidade, tempo de reação, equilibrio.

 

 Não importa onde joga. 

Na seleção ou na quadra do colégio. 

 

Aqui, há uma dica pra você.

se for útil , faça um comentário ao final

100 dicas pra goleiros

 

Na verdade, um goleiro ao longo de seu treinamento , sua preparação e em toda sua trajetória , terá que desenvolver infinitos  recursos se quiser ser um goleiro de verdade, pois em uma partida de futebol de campo , futsal, soçyte etc, cada lance será diferente do outro e os desafios surgem a cada minuto e a bola que se defende em determinado momento, jamais acontecerá da mesma forma e o goleiro tem que buscar sempre uma alternativa para realizar uma defesa nova.. E o treinamento faz com que o goleiro faça a defesa sem ter que pensar, pois tudo acontece automaticamente sem precisar pensar,pois um goleiro em um jogo não tem tempo para pensar. O treinamento fará isso.

  Por exemplo, existem as mudanças de clima, buracos no campo, morrinhos no solo, o vento, a chuva , o barro, gramas diferentes, bolas diferentes, jogadores que batem na bola de maneiras variadas, zagueiros que não são confiáveis , tudo enfim é desafio para o goleiro em um jogo e no próximo jogo tudo poderá mudar . . Portanto o goleiro terá que desenvolver muitas maneiras de defender sua meta ao longo do tempo .

Mas aqui, temos...

Algumas regras importantes 


______________________________________________

Primeiro passo: É sempre muito bom, ter um treinador que acima e tudo corrija os erros dos seus alunos( pois a  maioria dos treinadores não conseguem ver o erro e se limitam a fazer os goleiros cair e levantar o tempo todo). Todo goleiro quando jovem tem varias manias prejudiciais e que tem de ser corrigidas. E apenas  fazer o goleiro saltar e cair e pular pra cá e pra lá, não basta. O treinador terá observar as deficiências e elimina las de alguma maneira.

 

Dica 1- Gostar muito de jogar no gol, todo goleiro tem que ser  um apaixonado pela posição, caso contrário ele logo desistirá, pois ser goleiro não é nada fácil.



A medida que os goleiros avançam tecnicamente é possível incrementar,  dificultando cada vez mais , simulando sempre situações extremas de jogo.
Existem muitos truques, segredos, detalhes que fazem a diferença em uma partida. 

 
No pênalti  na armação da barreira, na saída de gol no alto e no chão etc. O goleiro , tem as vezes que pensar na frente , ou seja , antecipar o adversário  Imaginar o que ele poderá ou não fazer. A concentração absoluta e o tempo de treinamento  permite isso.

 




Pênalti, Alguns dizem que é loteria. claro que não! Mas o pênalti bem batido, normalmente,  é muito difícil de ser defendido, então a saída do goleiro é torcer ou fazer com que o cobrador bata mal, mas como?  

Muitos goleiros saltam muito antes da batida e ai vai ficar fácil para o cobrador do pênalti que apenas muda o lado, outros goleiros, esperam a cobrança e ai fica quase impossível a defesa. A receita é tentar confundir quem vai bater o pênalti e saltar no tempo exato. O cobrador vai analisar o goleiro e ver se ele fica se mexendo ou parado etc e é ai que o goleiro deve passar uma impressão falsa . Fazer com que quem chute o pênalti acredite que o goleiro irá sair para um dos lados. Mas como. Primeiro passo é não olhar para o cobrador, deixar ele bem a vontade. bem confiante.

Geralmente, o jogador canhoto terá facilidade em bater no canto direito do goleiro e o destro do lado esquerdo. 

Então o truque é fazer com que ele mude de lado  no momento exato da cobrança , meio segundo antes. e certamente ele vai tentar mudar de lado e chutará de  qualquer maneira . 

 Ai fica mais fácil pra defender , mas não é só isso. Há todo um teatro pra tentar confundir o chutador.

 Parece bobagem, mas , ir até um dos lados verificar o estado o gramado, acertando o solo com a chuteira, certamente o batedor estará vendo e imaginando alguma coisa e isso é bom, pra  tirar a concentração.

 no momento exato que ele estiver a um passo da bola o goleiro ameaça saltar de um  lado  e geralmente o batedor tentara mudar de lado, mas o chute não sairá perfeito devido a mudança de ultimo segundo ele chuta geralmente próximo ao meio.

O goleiro ameaça e volta rapidamente . A chance de defesa é muito grande. 

O pênalti bem batido é aquele que o goleiro vai no canto certo e mesmo assim não alcança a bola.

Portanto,temos que ter o domínio do tempo exato e muita velocidade.

 

Tranquilidade, não quer dizer sono. Mas , não se apavorar e sim agir da melhor maneira, o apavoramento age contra .
Falar só o necessário, na hora certa. E falar firme e alto para que seja bem entendido.as vezes é necessário falar o tempo todo, quando sua equipe, não está marcando corretamente, não está correndo, sem interesse no jogo, ai o goleiro tem que incentivar o tempo todo, afinal quem vai tomar os gols é ele.







Outras Dicas  importantes

_______________________________________________________________________________


 2- Aprender sempre , observando os grandes goleiros, os médios, e até com os amadores é possível aprender algo novo. Muitos jovens pensam que só se aprende com os goleiros famosos. Mas as vezes podemos aprender alguma coisa com um amador, mas é preciso ter humildade.

  ______________________________________________________________________

 3 - Jogo e treino: No jogo vale tudo, defender de canela de nariz e tudo mais, já  nos treinamentos , tem que se treinar corretamente , respeitando sempre os fundamentos , é nos treinos que se corrige as falhas.e lembre se. quem treina errado, fatalmente , joga errado.

  ______________________________________________________________________

4- Pra um goleiro não há bola indefensável, assim , a busca pela perfeição nunca para. Um goleiro nunca está satisfeito e deve pensar sempre que é possível.

  ______________________________________________________________________

 5-O treinamento mais chato é o que mais engrandece o goleiro. Aquele treinamento chato que nenhum goleiro gosta é o que faz a diferença entre ter recurso ou não ter os recursos necessários na hora da defesa.

  ______________________________________________________________________

6-Transformar os  pontos  fracos em pontos fortes. É necessário treinar mais os pontos deficientes do goleiro. Ex: Se é fraco do lado esquerdo, então a prioridade é treinar mais esse fundamento .

  ______________________________________________________________________

 Se o tempo de reação é lento, então treinar sempre que possível esse ponto fraco e assim por diante ou será meio goleiro. com deficiências técnicas.

  ______________________________________________________________________

7-Goleiro , não vive de passado e terá que provar a cada treino a cada jogo que é o melhor. Ao contrário de um atacante, o goleiro terá que provar sempre.Então a defesa anterior será esquecida se errar na sequência . Concentração o tempo todo.

  ______________________________________________________________________

8-A bola mais fácil, pode se tornar a bola mais difícil,

 nunca pense que uma bola é fácil, tome sempre os cuidados necessários. O frango é resultado do descaso com a bola fácil.

_______________________________________________________________________


9- Acredite, você pode ser o melhor,

 com dedicação e humildade pois apenas os humildes aprendem , já os arrogantes serão limitados.

  _____________________________________________________________________

10- Um goleiro evolui até quando pensa que sabe tudo, 

ai ele se torna medíocre e decadente.Por melhor que ele esteja, sempre haverá alguma coisa a ser melhorada, mas muitos que aprendem um ou dois truques, começam a ficar mascarados e a partir dai começa  a decadência. 

______________________________________________________________________

11-O amor pela posição 

leva um goleiro a buscar a perfeição a todo momento, mesmo ele sabendo que perfeição é impossível, mas pensando assim, e só pensando assim ele terá a chance de ser grande.

  _____________________________________________________________________

  12-O treinamento de goleiros ,é igual 

Em todo o mundo,o treinamento se limita a fazer o goleiro morrer de tanto cair ,com alguma inovação ou invenção aqui e ali, o que as vezes não ajuda em nada. a prioridade do treinamento deve ser melhorar o tempo de reação, a velocidade, força, fator psicológico, e acima de tudo , tirar os maus hábitos que todo goleiro apresenta.

  _____________________________________________________________________

13- Mas o que faz a diferença é o detalhe, é o truque, é a inteligência e o fator psicológico aliado a todo o treinamento. 

  _____________________________________________________________________

14-No momento de armar uma barreira, na defesa do pênalti, da saída do gol, no posicionamento, saber analisar cada adversário, como lidar com a arbitragem, para cada lance existe um segredo que os goleiros aprendem treinando e principalmente jogando e que podem ser passados por um treinador experiente. 

  _____________________________________________________________________

15- Diferente do treinamento, as  partidas de futebol, são realizadas , muitas vezes a noite com iluminação ruim, na chuva, na lama, com o sol contra, torcida adversária , gramado ruim, ou seja, situações adversas que em muitos casos ,nunca foram treinadas e isso é só o começo pra o goleiro que não se limita só em defender, mas também em organizar o posicionamento da defesa e até de todo o time, o goleiro assiste o jogo de frente e deve falar com o time durante todo o jogo. 

  _____________________________________________________________________

16- Mas quando o time erra, a bola chega no gol e ai será a hora do goleiro agir. O problema é que essa bola poderá chegar de mil maneiras diferentes e nem tudo foi devidamente treinado e ensaiado. 

  _____________________________________________________________________

17- O goleiro é como um músico, alguns tocam samba muito bem, outros, bossa nova, outros musica erudita, pagode, sertanejo, mas haverá aquele que será capaz de se sair bem com qualquer rítimo, mas mesmo assim ele ainda não saberá tudo. Assim é o goleiro. 

  _____________________________________________________________________

18- Alguns vão bem do lado direito, outros do esquerdo, uns são bons nas bolas rasteiras, outros nas altas, mas o bom treinamento fará do goleiro , competente em cada detalhe, mas mesmo assim ele ainda não será perfeito.

____________________________________________________________________________

 

19- Há um momento em que  o goleiro torçe para que o adversário chute uma bola contra seu próprio gol. Isso significa que ele está feliz, está preparado, está confiante e se dá ao luxo de desafiar qualquer chutador, mas essa condição levará um certo tempo para ser alcançada.

____________________________________________________________________________

 

 

20- O primeiro passo é o goleiro gostar muito de atuar no gol. Isso é fundamental. O amor ao trabalho facilita as coisas, depois é treinar muito e com alguém que saiba o que está fazendo, ao contrário ele aprenderá de maneira errada e correrá risco de se lesionar. 

___________________________________________________________________________

 

21- mas ninguém aprende tudo sozinho e o estudo é fundamental e podemos aprender , não apenas com os grandes goleiros, mas até com atletas amadores podemos aprender alguma coisa. Porém a humildade é fator decisivo. Só os humildes aprendem.

___________________________________________________________________________

 

22- Evitar o gol a qualquer custo. Este é o objetivo daquele que se propõe a ser goleiro. 

___________________________________________________________________________

 

23- Em um jogo de futebol, não importa a maneira que se defenfe uma bola. Seja de cabeça, de canela, de nariz, com os pés. 

____________________________________________________________________________

 

24- Não importa se a defesa é bonita ou não, mas evitar o gol é preciso. 

_____________________________________________________________________________

 

25- Porém existe uma meneira correta para cada defesa, um movimento adequado, mas no jogo não é possivel pensar, porque não existe tempo para isso e o goleiro tira do jeito que dá. 

_____________________________________________________________________________

 

26- Nos treinamentos, 

ai sim os movimentos terão que ser cada vez mais perfeitos, sempre, até que com o tempo esses movimentos serão usados também nos jogos, de maneira automática e natural.

_____________________________________________________________________________

 

27- fator psicológico: 

 Quando o goleiro não está com a cabeça boa, dificilmente ele vai fazer um bom jogo. Medo, insegurança é normal, principalmente para iniciantes, mas o goleiro deve entrar em campo pensando que irá fazer uma grande partida, já entrando em campo super concentrado e sem duvidas, fazendo o faz nos treinamentos, falando com o time, mostrando que manda na sua área e pouco a pouco o nervosismo passa. O goleiro que joga brincando, joga mais. Divirta se no jogo, com responsabilidade.

_____________________________________________________________________________


28- fundamentos básicos: Como pegar, como cair, dobrar o joelho certo corretamente, se movimentar etc. São treinamentos necessários principalmente para jovens que estão iniciando . sem eles, a sequencia do trabalho fica mais difícil.  Uma vez que o goleiro aprende esses fundamentos ja adquire uma postura de goleiro. 

____________________________________________________________________________

 

29- Treinamentos específicos: 

 São treinamentos visam melhorar e corrigir pontos fracos dos goleiros. Alguns caem mal de um lado, não sabem fazer determinada defesa, não sabem o que fazer em determinadas situações e necessitam de treinos específicos.

___________________________________________________________________________

 

30- Treinamentos avançados

Detalhes e truques que fazem a diferença

___________________________________________________________________________

 

31- Posicionamento .É importantíssimo saber exatamente onde está. Ter a noção exata de posicionamento. Portanto o goleiro tem de conhecer aquele espaço muito bem , isso facilitara a vida dos goleiros.

Imagine um escanteio. O que o goleiro terá que levar em conta .
 A distância. Muitos campos são largos outros mais estreitos e 5 ou 6 mt fazem a diferença e muita.


O posicionamento de quem vai cobrar o escanteio, se é com o pé direito ou esquerdo. Que dependendo do lado da pra o goleiro ter um ideia se será uma bola com curva pra fora ou pra dentro do gol. Isso decide o posicionamento do goleiros.
 
 Se um escanteio  na ponta esquerda vai ser cobrado com o pé direito, pode ser que essa bola venha fechada, em cima do goleiro e pode acontecer um gol olímpico, então é bom ficar plantado sobre a linha e pronto pra sair de encontro a bola. Se for com o pé esquerdo a probabilidade de vir fechado diminui muito e o goleiro pode sair um pouco mais da linha, um ou dois passos.


O problema é determinar o tempo que a bola  vai levar pra chegar na linha de atuação do goleiro. 
Essa bola pode ser lenta ou pode ser muito rápida e o goleiro tem meio segundo pra agir, ou seja decidir o que fazer e fazer o que tem de fazer.
 
 E o que fazer ? sair do gol é bom, mas as vezes não sair  é melhor ainda ,dependendo do lance. Determinar o tempo de bola é complicado, pela variação, do tamanho dos campos, peso de bola, ventos, potencia de cada chute e nem sempre o goleiro terá espaço para sair, Mas se mesmo assim o goleiro sair do gol é aconselhável que não fique no meio do caminho.


Mas esse tempo de bola do goleiro é igual em qualquer situação. nas faltas de curta distância, de média e longa distância. assim como em qualquer chute , a bola leva pouquíssimo tempo pra chegar ao gol e as vezes não da tempo de reagir. Isso chama se TEMPO DE REAÇÃO. Algumas pessoas tem um bom tempo outras não e o treinamento pode melhorar.


Muitos goleiros tentam adivinhar, antecipar e tentam interceptar os chutes antes que eles aconteçam, mas geralmente isso da errado.


O treinamento específico certamente vai melhorar o tempo da ação da velocidade do goleiro . Isso é fundamental nos grandes goleiros. Quem tem um bom tempo , tem tudo.


 

Depois que a bola é chutada. Quantos segundos o goleiro terá para defende la?Boa pergunta! mas depende da distancia. Imaginem que a bola está no centro do campo e alguem a chuta para o gol. 2 segundos? um pouco mais , menos? neste caso o goleiro terá tempo de sobra para reagir e até esperar a bola sem ter que saltar, Mas , a medida que esse espaço diminui  o tempo de reação do goleiro também diminui. Uma bola chutada da risca da grande área terá 1 segundo ou menos para cruzar a risca da área. Ou seja, o goleiro terá meio segundo para , entender e reagir. Ja em caso de penalti, não tem como esperar pois nenhum ser humano é tão rapido e temos escolher um lado ( ver como pegar um pênalti). Por isso é importante a e agilidade, rapidez.

 

É quando todo treinamento se torna inútil  A menos que tenha realizado treinamentos em dias de chuva ou com campo encharcado.
Quando ta chovendo, a bola fica escorregadia e tentar segurar a bola terá que ser com muito cuidado e nos cruzamentos , na dúvida, melhor socar a bola com as duas mãos. 

 
nas bolas chutadas, após tocarem no chão molhado, tomam grande velocidade, então se o goleiro esperar a bola tocar no solo, não conseguirá chegar. O salto terá quer antecipado, projetando o corpo todo para trás da bola, fazendo uma barreira, devido a dificuldade de defesa, mas tudo isso só funciona se for treinado, pois na hora não vai dar tempo consultar o manual e tem que acontecer automaticamente sem pensar.

 
Enxugar as luvas, evitar jogar com calças devido ao peso, fechar as pernas nas bolas rasteiras, elas costumam escorregar e passar.
Treinar na chuva é recomendável, 
O sol atrapalha muito , não apenas os goleiros mas a toda equipe, que terá dificuldade em ver a bola, quando esta for cruzada para a área. O único recurso é por a mão sobre ops olhos até que a bola chegue bem próxima e tentar pega la, mas as vezes não da certo e muitos goleiros tomam gols bobos por causa do reflexo do sol no rosto. Alguns usam bonés, o que não adianta nada, pois quando o goleiro olhar para o alto terá o sol mais forte ainda e se o goleiro precisar cabecear a bola, não conseguirá.

 
Então, o goleiro ao entrar em campo , deve analisar o sol , o vento, o estado de conservação do gramado de cada gol, a proximidade da torcida. No caso da grama, é melhor jogar do lado melhor no primeiro tempo. No caso do vento , é melhor, jogar a favor do vento no primeiro tempo, póis no segundo tempo pode ser que esse vento ja tenha diminuido ou até parado. 

 

A torcida adversária gosta de colocar apelidos no goleiro, e falar um monte de besteiras, o goleiros deverá apenas sorrir e brincar com a torcida e até aplaudi la , voçê se fortalece com isso.

 
No caso do sol, o goleiro deve imaginar, de que maneira ou altura estará o sol no momento do segundo tempo, ou seja, 60 minutos mais tarde. Se achar que o sol ainda possa prejudicar, é melhor jogar contra o sol no primeiro tempo, pois ele ainda estará alto e o prejuizo será menor do que quando estiver baixo e o goleiro não enxergará nada. Parece difícil, mas faz a diferença. entender do sol é tarefa de goleiro. também

___________________________________________________________________________ 

32 -Concentração, velocidade
As vezes os goleiros brincam nos treinamentos tirando a bola com os pés, dando soco na bola, ou inventando uma coisa qualquer. O problema é que quando ele estiver em um jogo real, ele vai fazer igual. Goleiro sério no treino é goleiro sério em dia de jogo.

___________________________________________________________________________
 

 

33_ Quem faz no treino, faz no jogo: 

Não se deve inventar muito nos treinamentos , porque fatalmente o goleiro faz a mesma coisa no jogo. Goleiro é diferente dos demais jogadores e quando era duas vezes seguidas, já querem tira lo do time. O mesmo não acontece com o atacante que sempre terá uma nova chance e tudo fica bem. Ja com os goleiros que erram muito, fica difícil recuperar a confiança dos colegas e da torcida. Então , não se pode brincar nem quando tudo for realmente uma brincadeira.

___________________________________________________________________________ 

 

 

Dica 34 - Minha Culpa: Muitos. Muitos goleiros tem a mania de jogar a culpa de suas falhas e erros , sobre, tudo, menos para si próprio. Alguns culpam as luvas, a chuteira, o sol, o vento ,a bola, o treinador, o arbitro, etc, menos admitir que falhou. O que acontece é que ele não vai melhorar e muito menos corrigir o erro, uma vez que não o admite. Claro , que muitas vezes o goleiro não tem culpa, quando todos acham que ele tem. mas é importante, bater no peito e dizer... MINHA CULPA!  e você será melhor a partir dai.

_____________________________________________________________________________________

  

Dica 35 : Existem duas maneiras de se fazer uma defesa. A primeira maneira  é importantíssima, que é a forma CORRETA e é nos treinamentos que se faz. O goleiro desde cedo, no inicio de seus treinamentos deve ter o cuidado de se corrigir a todo instante e fazer com que o movimento realizado seja corretíssimo.
A pegada tem de ser melhorada a todo momento, a saída de gol com velocidade máxima e tempo exato e sem medo de errar... nos treinos. o nome ja diz, treino, e se ficar com medo de errar nos treinos , jamais conseguirá melhorar nesses fundamentos mais complicados como sair do gol na hora certa e rapidamente.
o posicionamento, a forma correta de se dobrar o joelho para pegar uma bola rasteira. No treinamento tem que ser perfeito e o treinador tem de saber qual é a maneira certa . se ele não sabe, olhe os goleiros mais técnicos, como Dida, Felipe, Fabio  magrão e outros , porem tem muito goleiro por ai inventando moda.
Infelizmente é  nos treinos que os goleiros aprendem hábitos desde cedo e será nos treinos que eles vão se livrar desses hábitos que serão responsáveis por muitas das falhas que serão cometidas ao longo da carreira.

A segunda maneira é no próprio jogo que acontece
E no jogo, voçê faz exatamente o que voçê está acostumado a fazer no treino. E é no treino que se acostuma a fazer os exercícios a forma correta ou incorreta e no jogo será igual, com uma pequena diferença. No jogo , não da tempo de pensar, o goleiro tem de fazer o movimento automaticamente. Se um goleiro se acostuma ficar socando a bola o tempo todo nos treinamentos, certamente ele fará o mesmo no jogo até com bolas faceis, mesmo por quê no jogo ha o medo de errar. \por isso a personalidade do goleiro tem que ser forte e não ter medo de fazer o que sabe fazer. Se não sabe fazer, a falha é inevitável.
Quando um goleiro  faz um teste em alguma equipe , ele tem que ter em mente, que não basta fazer, mas sim é a maneira como se faz que muitas vezes impressiona o observador ou treinador etc.

O que quero dizer, é que as vezes um goleiro fecha o gol em um teste e não é aprovado, enquanto um outro que apenas fez uma boa reposição com os pés, chamou a atenção do observador. 
Em testes o jogador, o goleiro as vezes tem uma única chance de mostrar alguma coisa e as vezes um meia que mata uma bola no peito ou faz uma virada de jogo perfeita e com estilo vai encher os olhos mais do que aquele que correu , e fez alguma coisa que todo mundo faz. 
Então , os  goleiros que estão querendo fazer teste por ai, tem que aperfeiçoar todas as técnicas , a reposição de bola com os pés e com as mãos , é importante observar o movimento de Rogério Ceni que é mestre nesse fundamento e treinar bastante até ficar ótimo , o domínio de bola com os pés é outro fator bem interessante nos dias de hoje.

 
A cobrança de tiro de meta, é o goleiro que  faz e um bom chute , chamará a atenção.O arremesso com as mãos, deve ser aperfeiçoado e usado , todo treinador gosta de goleiros que evitam o chutão.

 
Falar, orientar o time, saber os nomes dos zagueiros, laterais, volantes é importante, para orienta los , sobre posicionamento e elogia los . critica los , não é legal. Demonstrar tranquilidade é fundamental. 

 

Dica 36 : Teste de goleiro 

_____________________________________________________________________________________


Em uma peneira, você tem que chamar a atenção de alguma maneira

Quando um goleiro  faz um teste em alguma equipe , ele tem que ter em mente, que não basta fazer, mas sim é a maneira como se faz que muitas vezes impressiona o observador ou treinador etc.


O que quero dizer, é que as vezes um goleiro fecha o gol em um teste e não é aprovado, enquanto um outro que apenas fez uma boa reposição com os pés, chamou a atenção do observador. 


Em testes o jogador, o goleiro as vezes tem uma única chance de mostrar alguma coisa e as vezes um meia que mata uma bola no peito ou faz uma virada de jogo perfeita e com estilo vai encher os olhos mais do que aquele que correu , e fez alguma coisa que todo mundo faz. 


Então , os  goleiros que estão querendo fazer teste por ai, tem que aperfeiçoar todas as técnicas , a reposição de bola com os pés e com as mãos , é importante observar o movimento de Rogério Ceni que é mestre nesse fundamento e treinar bastante até ficar ótimo , o domínio de bola com os pés é outro fator bem interessante nos dias de hoje.

 

A cobrança de tiro de meta, é o goleiro que  faz e um bom chute , chamará a atenção.O arremesso com as mãos, deve ser aperfeiçoado e usado , todo treinador gosta de goleiros que evitam o chutão.


Falar, orientar o time, saber os nomes dos zagueiros, laterais, volantes é importante, para orienta los , sobre posicionamento e elogia los . critica los , não é legal. Demonstrar tranquilidade é fundamental. Tranquilidade, não quer dizer sono. Mas sim, não se apavorar e sim agir da melhor maneira, o apavoramento age contra .


Falar só o necessário, na hora certa. E falar firme e alto para que seja bem entendido.as vezes é necessário falar o tempo todo.


Mas se em um teste, for possível fazer uma bela defesa. Claro que isso vai contar muito, mas nem sempre o goleiro terá essa chance

____________________________________________________________________________


Dica 37 : O tempo de bola

  • Imagine um escanteio. O que o goleiro terá que levar em conta .

  •  A distância. Muitos campos são largos outros mais estreitos e 5 ou 6 mt fazem a diferença e muita.

  • O posicionamento de quem vai cobrar o escanteio, se é com o pé direito ou esquerdo. Que dependendo do lado da pra o goleiro ter um ideia se será uma bola com curva pra fora ou pra dentro do gol. Isso decide o posicionamento do goleiros.

  •  Se um escanteio  na ponta esquerda vai ser cobrado com o pé direito, pode ser que essa bola venha fechada, em cima do goleiro e pode acontecer um gol olímpico, então é bom ficar plantado sobre a linha e pronto pra sair de encontro a bola. Se for com o pé esquerdo a probabilidade de vir fechado diminui muito e o goleiro pode sair um pouco mais da linha, um ou dois passos.

  • O problema é determinar o tempo que a bola  vai levar pra chegar na linha de atuação do goleiro. 

  • Essa bola pode ser lenta ou pode ser muito rápida e o goleiro tem meio segundo pra agir, ou seja decidir o que fazer e fazer o que tem de fazer.

  •  E o que fazer ? sair do gol é bom, mas as vezes não sair  é melhor ainda ,dependendo do lance. Determinar o tempo de bola é complicado, pela variação, do tamanho dos campos, peso de bola, ventos, potencia de cada chute e nem sempre o goleiro terá espaço para sair, Mas se mesmo assim o goleiro sair do gol é aconselhável que não fique no meio do caminho.

  • Mas esse tempo de bola do goleiro é igual em qualquer situação. nas faltas de curta distância, de média e longa distância. assim como em qualquer chute , a bola leva pouquíssimo tempo pra chegar ao gol e as vezes não da tempo de reagir. Isso chama se TEMPO DE REAÇÃO. Algumas pessoas tem um bom tempo outras não e o treinamento pode melhorar.

  • Muitos goleiros tentam adivinhar, antecipar e tentam interceptar os chutes antes que eles aconteçam, mas geralmente isso da errado.

  • O treinamento específico certamente vai melhorar o tempo da ação da velocidade do goleiro . Isso é fundamental nos grandes goleiros. Quem tem um bom tempo , tem tudo.

    _____________________________________________________________________

Dica 38:Campo  molhado:

Um treinador de goleiros deve sempre que pode treinar em dia de chuva e com campo enlameado. Nesse caso a bola vira um sabão. Fica rapida, quando bate no  solo antes de chegar no goleiro. As vezes a bola bate no gramando e não sobe, complicando. tudo é diferente em dia de chuva. E o goleiro deve sempre tentar colocar o corpo todo na hora de fazer a defesa. pra garantir.Se contar que as luvas perdem a aderência e segurar a bola fica mais  difícil, mas não impossivel.na duvida , fazer a defesa em dois tempos ou socar a bola nos cruzamentos. 

__________________________________________________________________

Dica 39:  a PRIMEIRA OBRIGAÇÃO do goleiro

A primeira  obrigação de um goleiro é defender. evitar o gol a qualquer custo , mesmo porque , é isso que todos treinam a vida inteira , para encontrar maneiras de evitar o gol adversário, portanto o grande goleiro, a meu ver , é aquele que faz com que sua equipe não tome gols.

Mas o grande goleiro, além de cumprir bem a sua primeira obrigação, tem de saber também jogar com os pés, saber orientar os companheiros, tomar conta da área.  Hoje o goleiro, tem de bater  tiros de meta com perfeição, fundamento que antes não era obrigação do goleiro.

Alguns até batem falta e pênaltis.
A questão é que muitos esquecem a primeira obrigação , que é pegar  e coleciona falhas ao longo de suas carreiras.
Entre os grandes goleiros que pegam e pagavam muito pose  se citar Jefferson, Magrão, Fernando Prass, manga, Emerson leão, Rodolfo Rodrigues,Dida, Marcos. goleiros que assustavam os atacantes adversários , porque pegavam muito.

No vídeo, vejam o grande Manga em ação
__________________________________________________________________________________


Dica 40:  Como treinar sozinho

 em breve o vídeo explicativo
 Com Bola.
 Utilizando uma parede, é possível treinar o domínio de bola com os pés , chutando a bola contra a parede e fazendo o domínio , na volta da bola. , intercalando o pé direito e o esquerdo. Sempre priorizando o pé que tem maior dificuldade. Hora , chutar e dominar  e em outro exercício, sem dominar, chutando em sequencia .
 No inicio terá dificuldade, mas em pouco tempo verá os progressos, e dificultar cada vez mais, como se estivesse em uma situação real de jogo.

Também com as mãos, jogando a bola contra a parede e fazendo a defesa , segurando a bola com firmeza, ou fazendo a mão trocada. encaixando a bola na altura do abdômen, pegando a bola rasteira com um dos joelhos dobrados revezando os lados . também treinar socos na bola jogando a bola na parede e socando com as duas mãos. e ainda fazer conduzir a bola como se estivesse socando pra cima e controlando sem deixar cair, Fazer abdominais deitado jogando a bola na parede e fazendo o movimento de abdominal, revezando a flexão das pernas. Tudo isso vai fazer com que se tenha mais intimidade com a bola . usar sempre uma bola tamanho oficial. ( exercícios com queda , não são recomendados)

____________________________________________________________________________________

 

  Dica 41 : Treinamento físico e técnico, qual é o melhor ?









Pra goleiro, qual é , o melhor treinamento ? O treinamento técnico ou ou físico?
Claro que os dois  são  necessários. De nada vale uma boa técnica , se a condição física não estiver boa e a recíproca é verdadeira ou seja o contrário é a mesma coisa. porém, imagino eu , que, a condição técnica é fundamental para o goleiro. Por isso, os treinadores devem valorizar bastante o treinamento físico do goleiro , mas principalmente a parte técnica. É importante o contato com a bola , sempre, principalmente para o garoto  ,que está no início da carreira. Deve ter uma bola em casa e sempre que puder te la nas mãos e assim terá uma grande intimidade com a bola, o que lhe facilitará muita coisa na sua trajetória.

Vejo em vídeos , alguns treinadores fazendo exercícios de peso em academias. É bom, mas não excessivamente. Exercícios de velocidade sim, aeróbicos, ótimos, academia, de vez em quando. O goleiro tem que estar sempre embaixo das traves a maior parte dos treinamentos, pra se acostumar com as medidas e sempre trabalhando com bola, que melhorará sua técnica. Mesmo porque o treinamento técnico da força e a recíproca , não é verdadeira , neste caso. 

Claro , que o goleiro que precise ganhar massa muscular, devido , ser muito leve , magro etc, terá que priorizar também a musculação

________________________________________________________________

 

42 -mais uma dica : O que é contrapé?

Até mesmo o goleiro, considerado melhor do mundo na atualidade, comete esse erro. Lógico, que esse chute foi praticamente indefensável e talvez nenhum goleiro conseguiria chegar naquela bola. Mas na imagem atrás do gol, note que o goleirão Neuer , faz aquele movimento , aquele pulinho preparatório que a maioria dos goleiros no mundo inteiro fazem, mas que em alguns casos tira a chance de defesa de qualquer um. Mesmo em bolas defensáveis , quando o goleiro é pego no contra pé, dificilmente conseguirá chegar  na bola , por não ser possível fazer o salto.

Veja o lance no gol de Evrá  e veja que no momento exato do chute, o goleiro faz um movimento , um pulinho preparatório , que não ajuda em nada , mas em muitos casos impede o goleiro de saltar pra defesa.O problema é quando o salto acontece no mesmo momento em que a bola é chutada e o goleiro estando no ar, simplesmente não tem com saltar e quando volta ao chão a bola já chegou.


Esse movimento de ficar saltitando é prejudicial. basta ficar concentrado e se movimentar com os joelhos ligeiramente flexionados, não muito e fazer um só movimento de ir a bola e tudo fica mais fácil.



____________________________________________________________________

 43 -o Frango e a falha : Qual a diferença?

Alguns goleiros raramente falham, outros falham sempre e essa é a diferença do bom goleiro e daquele que não é tão bom. O goleiro que apresenta falhas seguidas, faz com que os colegas  jogadores não confiem nele, nem mesmo o treinador e o pior , a torcida também . Ao contrario , o goleiro que erra muito pouco faz com que todos fiquem tranquilos e até mesmo o adversário evita chutar certas bolas, por achar que o goleiro defenderá com  facilidade.

O Frango, é um acontecimento que acontece uma vez na vida ou duas. Se um goleiro toma muitos frangos é sinal que ele é incapaz. 

 

 Dica 42 

Saida rapida

Nesse vídeo, Diego Cavalieri, teria maiores chance de evitar o gol , se ao invés de parar no meio do caminho, continuasse em alta velocidade até o atacante. Nessas bolas, em que o atacante sai cara a cara com o goleiro, a saida deve ser muito, mas muito rápida pra não dar tempo para que o atacante possa pensar. No vídeo, vejam que o atacante para, pensa e escolhe o canto. não pode.

__________________________________________________________________________

  Dica 43-  caneleiras

Porque muitos jogadores não gostam de usar caneleiras ? 
Até mesmo em uma brincadeira, ou em um rachão, seja no futebol de campo, futsal ou soçyte  , é fundamental para os goleiros e jogadores de linha , que usem as caneleiras e se possível,  caneleiras que suporte uma pancada mais forte, como uma solada ou uma dividida . O goleiro, geralmente quando sai em uma dividida , ele não pensa muito e usa de todas as maneiras pra defender seu gol  e as divididas acontecem o tempo todo , portanto proteger as canelas é uma obrigação.Temos na parte anterior da perna, ossos (tíbia e perônio ou fíbula) que são os ossos, da região da canela e são eles que as caneleiras vão proteger.




 

  Dica 44 - Situação de jogo 

Vejo, em qualquer escolinha de goleiros ou em categorias de base de muitos clubes, jovens goleiros que sabem tudo de treinamento. Eles saltam como ninguém, tem velocidade, tem boa pegada, fazem o exercício de maneira perfeita, mas muitos deles, não conseguem repetir a performance , quando estão em um jogo. 



No ensaio tudo vai bem, mas na hora que vale mesmo , eles estranham tudo.  Por isso, o melhor treinamento é fazer simulações de jogo, situações de jogo, todos os dias, com treinamentos muitas vezes considerados estranhos, mas é isso que vai fazer com que os goleiros cheguem no jogo e façam boas partidas. 

No treino, tudo é combinado e avisado com antecedência.  jogas uma bola do lado e do outro e o goleiro fica mal acostumado. Uma situação de jogo importante é o trabalho de finalização, chutes de média, longa e curta distancia, sempre desafiando o goleiro, impor metas, para que ele encare aquele treinamento como se fosse  de grande responsabilidade. 
Só assim teremos goleiros de verdade.



 

Dica  :Jogando contra o sol

____________________________________________________________________________________

A ponte

__________________________________________________________________________

barreira

__________________________________________________________________________

saida de gol, diagonal, frontal ,lateral.

__________________________________________________________________________

saida cara a cara - nos  pés do atacante

__________________________________________________________________________

reposição

__________________________________________________________________________

recepção

_________________________________________________________________________

quando socar a bola

_________________________________________________________________________

  hábitos prejudiciais



 

 
 
 
 
 
 
 
 

109 comentários:

  1. nossa essas digas mim ajudou muitoo..pq não é facil não ser goleiro
    eu estou dando o meu maximo..pra começar eu mim chamo kailson e tenho 15 anos .e vou ficar responsavel no gol de um timinho aqui do meu lugar.um povoado pequeno ,eu defendo bem ,mais estou com dificuldades no lado direito do gol,assim eu pulo muito no lado esquerdo e acho muitoo dificil pular no lado esquerdo..
    estou precisando de ajuda por favor mim ajuda aÊ..
    tenho
    facebook: kailson_st@hotmail.com
    orkut:kailsongostoso@hotmail.com
    msn:kailson_st@hotmail.com
    quem puder mim dar uma ajudinha
    ficarei muitoo agradicidoo
    valeuu......!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. kailson, jogar no gol é emocionante, não importa onde voçê joga, seja no time da esquina, time dos amigos, no futebol amador ou no profissional. ser goleiro é sempre uma paixão que só os goleiros podem dizer. procure sempre treinar e melhorar um pouco a cada dia. Se conhecer um bom treinador, melhor ainda. Fique de olho nas dicas, sempre tem uma que pode te ajudar.

    ResponderExcluir
  3. oii seu adilson ,muitoo obrigadoo pela diga.é pq no gol eu agaro muitoo bem, mais senpre tem um lugar onde pulamos mais ,quer diser defendemos mais então ,eu defendoo mais do lado esquerdo e tenho um pouco de difculdades no lado direito..aii eu fico preocupadoo...valeu pela ajuda..:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é normal o goleiro saltar melhor de um lado que o outro. Todo goleiro é assim, mas pra ser um ótimo goleiro, é preciso treinar mais o lado mais fraco e aos poucos ir ficando tão bom dos dois lados

      Excluir
  4. adilson eu sou goleiro de futsal mas to querendo agarra em campo e eu tenho algumas dificudades com a posição , e eu agarro muito bem em quadra ate agarro com adultos q joga pra caranba e eu queria uns coselhos , ajuda, dicas pramim pfv qualquer coisa pode mim adicionar no face charles vidal , valeu ae
    www.facebook.com/charles.vidal.1?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogar em campo é completamente diferente e leva um tempo pra se adaptar, mas é bem mais calmo. No futsal a bola chega a todo momento, no campo as vezes ela nem chega, geralmente o goleiro de futsal , chega no campo defendo como os pés , abrindo os braços na hora do chute e também o tamanho do gol assusta no inicio, mas com o tempo com o treinamento, a adaptação acontece

      Excluir
  5. eu sou goleiro de futsal mas to querendo agarra em campo e eu tenho algumas dificudades com a posição , e eu agarro muito bem em quadra ate agarro com adultos q joga pra caranba e eu queria uns coselhos , ajuda, dicas pramim pfv qualquer coisa pode mim adicionar no face Rafael Rappaport, valeu ae
    https://www.facebook.com/rafael.rappaport?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  6. Mudar do futsal para o gol de campo demora um certo tempo para adaptação do goleiro. No futsal, o goleiro não salta muito, é mais colocação, posicionamento ,reflexos rápidos, movimentação o tempo todo, usa se muito os pés e esse é um fator a ser mudado rapidamente, pois no futebol de campo raramente faz se a defesa com os pés ao contrário das quadras. O gol de campo tem 7, 32m de largura, por 2,34 de altura e não da pra abrir os braços e esperar que a bola bata em você, é preciso voar literalmente, as vezes. Portanto leva tempo a adaptação e tem a diferença do tênis para a chuteira. mas com um bom treinador pode ser mais facil.

    ResponderExcluir
  7. Me ajudou bastante isso, Vlw mesmo, eu treino em uma categoria de base de um time e la tem treinador de goleiros, mais ele so passa as mesmas coisas sempres, como um ajuda o outro vou da essas dicas pra ele, Sou Vinícius e tenho 14 anos, Sport Clube varginha !!!

    ResponderExcluir
  8. vlw pelas dicas isso min ajudou muito

    ResponderExcluir
  9. Eu cato no Campo De Areia , Grama e cato no campo de Futsal nunca tive dificuldades em nem uma destas Areas sou baixo tenho 1,62 mais procuro me esticar ao maximo nos penalti então eu bato no peito e coloco cara de Mal apavorando o Adversario , não concordo com este negocio de adaptação eu defendia até em morro con varios buracos , os blocos não usava luva , cutuveleira sai machucado sim ainda saiu mais eu não sindo dor quando eu machuco levanto e vo para outra este negocio de Adaptação é disculpa goleiro ja tem que estar preparado para o que der e vier!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mesmo o cara tem que ta disposto pra tudo se cair levanta

      Excluir
  10. Empresario de goleiro, tambėm treino.Numero (55)
    92607355...

    ResponderExcluir
  11. ow jogo aki em lencois paulista de goleiro amo jogar tenho12 anos mandem um olheiro pra ca

    ResponderExcluir
  12. Voçê de Lençois Paulista, tem de ir a luta se quer jogar. Voçê é que tem que se mostrar aos olheiros. Se tiver fotos ou videos, envie que posso divulgar pra voçê ou qualquer outro goleiro ou goleira que queiram divulgar alguma defesa em video ou foto. posso postar e até comentar.

    ResponderExcluir
  13. eu sou ian tenho 14anos meu treinador disse q eu sou ruim no lado direito rasteira
    q eu faso pra melhorar?

    ResponderExcluir
  14. Tem que treinar bastante até corrigir isso, mas de forma correta. Com um bom treinador é mais fácil, mas caso não tenha treinador, pode treinar na parede, jogando a bola na parede e defendendo, até melhorar. Mas é difícil falar sem ver.

    ResponderExcluir
  15. Desculpe pelo nome no email, esse é o da minha mãe, o meu é gabriel10mp@hotmail.com então Adilson .. eu sou goleiro há mais de 9 anos, me considero muito bem preparado, tenho uma auto-confiança muito boa, todos dizem que eu tenho futuro no futebol profissional, mas ai que ta o problema, eu nunca tive uma oportunidade boa pra mostrar meu futebol para algum clube, eu tava jogando só entre amigos, tenho 15 anos, mas eu jogava com uns caras de 20 anos pra cima, foi bom pra perder o medo e ter mais confiança, atualmente jogo no Pequeninos do Jockey, ficaria feliz se o senhor pudesse me passar alguns contatos, pois estou precisando entrar em alguma categoria de base, fico muito grato, abraços.

    ResponderExcluir
  16. Ser goleiro é uma emoção a parte , apesar de ser uma profissão as vezes injusta .
    Mil defesas nenhum elogio
    1 erro mil condenações !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é verdade amigo, só os atacantes que recebem elogios kksksksksks

      Excluir
  17. Tudo que ele fez no passado perde o sentido, quando ele falha. Mas mesmo assim é um privilégio ser um goleiro.

    ResponderExcluir
  18. suas dicas sao otimas no começo todo mundo me chamava de frango e pela cara do professor ele nao me aprovava como goleiro mais depois de ler suas dicas melhorei muito recebo elogios e sou convocado para quase todos os jogos.

    ResponderExcluir
  19. ser goleiro e uma arte se sujar faz parte

    ResponderExcluir
  20. Caro Adilson.
    Sou amigo do ex-goleiro e preparador de goleiros Sérgio Gomes que inclusive está no nosso site do bairro da Água Rasa e também no site do Milton Neves (que fim levou).
    Gostaria de lhe enviar um e-mail e para tanto meu e-mail é: boleirosdaaguarasa@gmail.com
    No site: www.boleirosdaaguarasa.com ao entrar clique em FUTEBOL, depois OS PROFISSIONAIS e lá está nosso amigo Sérgio Gomes.
    Gostaria de sua autorização para publicar fotos que estão no seu blog - Rio Branco de Andradas que inclusive temos algumas dele lá no Rio Branco e você pode até estar lá.
    Por favor, entre em contato comigo.
    Waldevir - Vie do Site dos Boleiros.
    E-mail: boleirosdaaguarasa@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Oi! Sou goleiro tenho 17 anos e 1,73 de altura! Ja fiz teste em dois lugares e fui dispensado nos dois por que minha altura era baixa pra goleiro! Pode me ajudar de alguma forma?

    ResponderExcluir
  22. cara meu nome e rodrigo e tipo eu não acho que agarro bem mas meu professor falo que eu agorro me colocou no time para disputar o estadual entre escolas aqui no e.santo , sou o segundo goleiro e tenho defeitos e qualidades minha saida no 1x1 e muito boa e me posiciono muito bem e meus defeitos pelo que eu acho e que tipo assim em chutes cruzados e em saltos antigamente quando eu agarrava eu saltava de boa mais ai eu parei de jogar bola 1 ano +- e quando voltei desde intao eu nao concigo saltar na hora de pular eu travo , nao sei se e por causa do tipo de quadra da escola ou sei la mas tem como me ajudar ?? meu email logan9786@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. olá,essas dicas são muito boas,mas o problema é que nunca consigo sair da fase que estou,sempre fui gordinho,tem dias que defendo bem outros não,não sei por que acontece isso,mas estou tentando melhorar,bola rasteira na esquerda ou muito forte sei lá não consigo ir nela,estou pensando que pode ser falta de reflexo,agilidade,só que não tenho ninguém que treine comigo,ninguém acredita em min,não é fácil,Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
  24. Oi Anderson. Voçê pode melhorar. E se quiser, poderá perder peso e ficar do jeito que dezeja. O Zetti, um dos melhores goleiros brasileiros era gordinho e com treinamento se tornou um goleiro de seleção brasileira. Mas a melhora vem um pouco a cada dia. procure participar o maximo possivel de atividades esportivas que puder, claro, desde que autorizado por seus pais e treinar é sempre a melhor maneira de corrigir eventuais falhas. ache um jeito de treinar e vai sentir a diferença em pouco tempo. coragem rapaz.

    ResponderExcluir
  25. Olá Adilson, tenho 24 anos e jogo em um time amador aqui de Santos Litoral de São Paulo, fui eleito no ano passado o melhor goleiro da cidade, me orgulho muito disso, porém não estou satisfeito, mais também não busco a perfeição, busco apenas melhorar a cada dia, e sei que no dia de amanhã poderei ser melhor do que hoje, ainda tenho algumas dificuldades que tento com o passar do tempo melhorar, como na saída de bola em cruzamentos, tenho ainda certo receio de uma lesão, pois já tive algumas por conta de saídas erradas, porém gostaria de saber sua opinião, se com a minha idade fica mais complicado buscar a profissionalização?

    ResponderExcluir
  26. Os goleiros jogam até com mais de 40 anos, é só ver o Rogério Ceni , Marcos, Dida, Magrão, e tantos outros, o Manga, um dos melhores de todos, jogou profissionalmente com mais de 45 anos. Então voçê ta começando, mas é preciso ter certeza de que é isso que voçê quer. Se é isso, vai a luta , existem mais de 200 times profissionais no Brasil, alguns porém não valem a pena. Se voçê é um dos melhores ai do litoral, você deve ser muito bom. mas é sempre bom lembrar, esse mundo do futebol é cheio de decepções e injustiças, mas com um empresario bom voçê pode chegar la. A vida é uma só e temos que buscar o que é melhor para nós e nossa família. Sobre a saída de gol, posso dizer que nossos melhores goleiros deixam a desejar nesse fundamento, só com treinamento específico podemos melhorar.

    ResponderExcluir
  27. ai gente tou ruim no gol mas vou se esforça mais!!!

    ResponderExcluir
  28. cara vlw mesmo me ajudou bastantante

    ResponderExcluir
  29. Oi sou ytalo, tenho 16 Anos, 1,80 de altura, eu farei um teste de goleiro nesse final do Ano e agradeço pela orientações . Muito Obrigado deus me ajude que eu passe, meu sonho desde pequeno, se alguem ai quiser falar com migo meu numero é: (74)88044515

    ResponderExcluir
  30. Boa sorte Ytalo no seu teste. Mas existem atletas que tiveram que fazer muitos testes até conseguir entrar em um time profissional. Continue melhorando e não desista .

    ResponderExcluir
  31. foi muito bem eu agora sou jogador mirim no time do bahia agradeço muito obrigado

    ResponderExcluir
  32. eu agradeço muito agora eu sou jogador-mirin do BAHIA eu tenho orgulho da minha bahia aonde eu moro e jogor

    ResponderExcluir
  33. eu tenho 12 anos cato bem no gol gosto da minha posição eu tenho 1,47 de altura com o meu tamanho sera que eu posso continuar no gol

    ResponderExcluir
  34. Muitos goleiros, acabam mudando de posição , isso porque não gostam muito de ser goleiros. Mas o importante é gostar de ser goleiro. Quem gosta não muda nunca, independente da altura. Se você sente prazer em jogar no gol, continue, mas se não gosta , ai é o caso de mudar.

    ResponderExcluir
  35. Meu nome e kristian...sou goleiro tenho 15 anos e 1,76 de altura...essa minha altura esta boa para fazer um teste?

    ResponderExcluir
  36. Como faço para melhorar meu tiro de meta?

    ResponderExcluir
  37. Com treinamento correto, alimentação saudável, bastante alongamento, você pode passar de 1,80m.
    Mas o importante em um teste nessa faixa de idade, nem sempre é altura, mas sim a sua atitude . Se o treinador gostar da forma que voçê se comporta em um jogo teste, você terá chances.
    Então , o bom mesmo é treinar, e treinar, sempre com alguém que saiba treinar. Porque tem muito curioso por ai.

    ResponderExcluir
  38. Tiro de meta: Alguns goleiros , tem um chute muito forte, já outros , chutam muito mal.
    Para goleiros que não tem essa potência no chute, aconselha se sempre chutar sempre na direção dos lados do campo e nunca para o meio e sempre fazer com que a bola suba. Sem muita força. mais no jeito. procure sempre um morrinho para que esse chute seja bem alto. Ai é questão de treinar sem parar até pegar o jeito.

    ResponderExcluir
  39. Sou goleiro a quase 8 anos e sofri muito para aprender tudo que sei hoje, me transformei em melhor goleiro do bairro depois de perceber que um goleiro só evolui se jogar jogo após jogo com muita confiança em si próprio. Quando comecei desisti duas vezes pra tentar ser meia ofensivo,pois ser goleiro não é nada fácil, mas parecia um louco quando recebia a bola, foi quando percebi que eu nasci pra ser goleiro, com paixão ao atuar como goleiro. Esse ano em um jogo quebrei o braço, quando tirei o gesso voltei aos campos sem medo e com muita confiança que é o que importa para todos os goleiros serem grandes. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  40. Gostei muito valew mesmo. Começei muito tarde a jogar bola e ja começei no gol mais isso nao me impediu que eu agarrase no gol . Amo muito pegar no gol. As vezes me perguntam "pq vc pega no gol ?" pq eu amo fazer isso e é no gol que eu me sinto be. Valeuu tchau e feliz 2014 senhor Adilson de Deus Queiroz

    ResponderExcluir
  41. Sou goleiro jogo no sabia futebol clube de Caxia-Ma mandem olheiro para cá tenho 1.95m tenho 16 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos. Existem muitos goleiros no Brasil querendo a mesma oportunidade que você. Você tem que fazer uns vídeos mostrando suas qualidades de goleiro e ai alguém poderá se interessar . idade boa, altura boa, mas é preciso treinar muito cada fundamento, cada detalhe, para se tornar diferenciado para então ter chances em uma equipe grande.

      Excluir
  42. eu tento adivinhar os lados e esse e meu erro e tbm tenho outro eu nao defendo bem no lado esquerdo me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  43. Olá, Meu nome é Cristhian, tenho 19 anos, e gostaria de saber se ainda existe possibilidade de jogar profissionalmente, por conta da idade e tal, é um dos meus grandes sonhos, e excelentes dicas, Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristhian. agradeço o elogio.Bem, para chegar a ser profissional, é preciso ter muita determinação, mas muita mesmo. E nunca desistir. fazer muitos testes, muitos contatos, as vezes é preciso ter ajuda de pessoas que tem conhecimento em clubes etc. Porém tem muito malandro por ai, tomando o dinheiro da molecada e é preciso saber a procedência da pessoa que vai te ajudar. A idade , não importa. Até os 23 anos é possível assinar um contrato profissional ou mais . Porém, é importante que um atleta procure se preparar, físico e tecnicamente para se apresentar em um teste de futebol, pois você terá que impressionar. Portanto treinar é preciso. com um professor que conheça o assunto.Para treinar corretamente.

      Excluir
  44. ola,sou everton santos,tenho 14 anos,1,71 metro de altura,sou bom de reflexo,saída de gol e bola colocada, valeu pelas dicas,vou me esforça bastante para melhorar cada vez mais.
    mais tem um problema eu nao sei por onde começar para ser um goleiro profissonal, por onde eu começo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Éverton Santos. Nessa idade é importante, aperfeiçoar a parte técnica e física. Com um bom treinador, você vai conseguir isso. Um goleiro pra buscar uma carreira profissional, tem que eliminar qualquer deficiência técnica. Portanto é preciso jogar e treinar bastante. Um treinador irá te ajudar bastante, mas não é facil conseguir algum que conheça o assunto.

      Excluir
  45. Adilson sou um excelente arqueiro de futebol campo ou fui, pois como você postou em sua opinião goleiro não vive de passado sempre no presente e como não ando jogando mais campo onze posso dizer que fui. Joguei no Grêmio, Inter de Santa Maria, São José POA, Cerâmica, Três estrelas de Gravataí e Real Madri de Gravataí dois times amadores pois quero mostrar para essa gurizada que esta começando agora a jogar no gol que esses seus conselhos são ótimos e que não adianta fazer todos esses treinos se não ser humilde, pois com esses treinos e humildade você terá muitas chances de ser profissional ou ser um goleiro de destaque em sua cidade. E como todo mundo mesmo com 23 anos tenho muita coisa para aprender porque somos como vinho quanto mais velho melhores ficamos.
    Como larguei o campo pois todo mundo prefere jogar Futsal pois e mais fácil arranjar jogos e jogadores estou para jogar a serie prata de minha cidade e embaixo do gol só um bom goleiro pelo motivo que treino todos os dias nem que seja bater a bola na parede ou dar uma corridinha.
    Peço algum conselho para me ajudar a jogar com os pés e eu melhorar meu chute, pois não quero perder a posição para outro goleiro só pelo motivo de saber jogar com os pês.
    Se poder me ajudar meu e-mail é paris.saint.germain2014@hotmail.com
    Obrigado.
    De : Jhefferson Rodrigues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voçe é muito novo pra desistir , mesmo porque ja passou por equipes profissionais , Com 22 anos fui convidado para fazer teste em um time profissional pela primeira vez, onde fiquei um ano e meio, em um time da terceira divisão de São Paulo.
      .Jogar com os pés, se tornou uma obrigação para qualquer goleiro. Mas alguns grandes goleiros são péssimos com os pés, caso de Dida e Marcos, dois feras que nunca aprenderam a jogar com os pés, mas pegam muito . na hora de fazer um teste em alguma clube, mesmo que o goleiro não consiga fazer uma boas defesa, ele certamente vai ter que repor uma bola em jogo, cobrar um tiro de meta, ou arremessar com as mãos . E é ai que que vai chamar a atenção. Para aprender , o jeito é treinar sempre, chutando a bola na parede , usando sempre as pernas direita e esquerda, até se cansar. Assim conseguira avançar..
      Obrigado pelo apoio e boa sorte no futsal Jhefferson

      Excluir
  46. muito obrigado pelas dicas, eu sou um excelente goleiro ate um olheiro ja disse,mas hoje a altura e muito valorizada, eu acho que so vou chegar a 1 78 de altura, eu tenho alguma chance de ser profissional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos últimos anos no Brasil, os clubes valorizam muito a estatura dos goleiros, mas o fato é que esses grandes clubes não revelam minguem. Por exemplo o são Paulo, que em mais de 20 anos não revelou nenhum goleiro da base, sempre buscando em outras equipes, caso de Bosco, Roger e Denis que vieram pra ser reserva de Rogério Ceni. Onde estão os gigantes então. Deveriam priorizar o tamanho do talento e depois o tipo físico do atleta. Mas em outros países como México e alguns países vizinhos ao Brasil, não valorizam muito isso e vemos goleiros com estatura menor que 1,80m. E creio que ser goleiro esta acima de tudo isso . siga em frente.

      Excluir
    2. Olá meu nome é John mahkukurye. Eu tenho 16 anos e eu sou de nhamunda AM. O meu treinador mi falou ki eu sou muito ruim quando o adversario faz o cruzamento. Na hora da minha saída ki eu falho..

      Obgd pelas digas ..

      Excluir
    3. treine .peça pra alguem fazer varios chutes, cruzamentos. tente segurar a bola, ou socar . dobrar o joelho de forma correta. são m uitos truques que voçe pode aprender vendo videos e tendo alguns amigos pra te ajudar ,sempre com cuidado necessario

      Excluir
  47. Gostei da dicas .meu nome é fillipy 11 anossou goleiro . Também sou assimado meu peso pesso 39 Kg. e tenho 1.45 sou pequeno na quelas traves meu treinado disse q eu sou bom.mas sempre é bom melhorar fico cm medo de não ser goleiro profissionais . Pois é. Meu sonho

    Muito obgd gostei muito das dicas vou aplicar nos treinos.

    ResponderExcluir
  48. Gostei das dicas, meu nome é Wallace tenho 14 anos e 1.82 metros, comecei a jogar futebol com 12 anos pq minha mãe não gosta do esporte , bom estou sentido muita dificuldade na quadra por causa da minha altura q dificulta a minha agilidade e chutes no canto, muita gente fala pra eu agarrar no campo mas eu não gosto do campo pq levo muito frango e pq no campo requer treinamento e eu não gosto de treinar e tb pq não tenho tempo mesmo, um dos meus problemas e que não sou confiável pq tem vezes q estou Exelente e tem vezes q estou péssimo , o q me deixa chateada e que faço algumas defesas difíceis e ninguém reconhece, e quando eu levo um gol sempre a culpa vai pra mim, eu nunca treinei o que aprendi foi pro ver goleiros melhor do que eu defendendo, muita gente fala q sou bom e tb tem muita gente q me insulta bastante , muitas vezes jogadores me botam pra baixo , pensei em desistir várias vezes de aer goleiro por causa disso , mas a paixão da posição faz eu continuar
    Muita gente diz q já passei da idade de aprender agarrar, tenho o mesmo sonho de todas pessoas que estão lendo essa página de ser um goleiro profissional, e espero um dia ser pra poder mostrar q estão errados :)

    Agradeço pelas dicas muitas delas vejo como me sinto na hora de um jogo, e tenho certeza q me ajudaram :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vida de goleiro é assim mesmo. Muitos criticam e outros aplaudem, até goleiros profissionais passam por isso. Porém, pra melhorar, pra ser excelente, é preciso treinar,estudar a posição, dedicar se, tanto no campo quanto no futsal ou em qualquer esporte. Sua altura é ótima pra goleiro de campo . Mas o que importa é que tem paixão por jogar no gol e isso é a base de tudo. Você tem dois caminhos: treinar e calar a boca de todos ou continuar só brincando e não ligar para o que dizem. Agradeço pela mensagem.

      Excluir
    2. Oi sou lucas gostei muito das suas dicas sou goleiro e com essas dicas vou melhorar a cada treino
      .

      Excluir
    3. Oi sou lucas gostei muito das suas dicas sou goleiro e com essas dicas vou melhorar a cada treino
      .

      Excluir
  49. Muito boas as dicas ajudaram muito, porque vida de goleiro é assim mesmo, normalmente jogo bem, mas hoje fui jogar com amigos e fui muito mal e percebi isso, não estava com a cabeça boa e não estava concentrado e essas dicas ajudaram muito, pois agora sei que tem que ter a atençao total o jogo inteiro, obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  50. Meu nome é Jean tenho 16 anos e 1, 93 de altura jogo em um time daqui mais nunca tive uma chance de fazer um teste. Número:09888911186 moro em são Luís MA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chances , não caem do céu, as vezes até caem, mas é preciso correr atrás do sonho se é isso realmente que você quer. Muitos jogadores , tiveram que fazer 10, 20 testes , até conseguirem entrar em uma equipe profissional. Você tem ótima altura, já é um começo, mas isso não basta, é preciso aprender em detalhes as manhas de jogar no gol e pra isso é necessário um treinador que saiba treinar, que não é muito facil e jogar sempre que puder em qualquer time que seja, é jogando que se aprende os segredos do jogo., se você já tem um treinamento , é trabalhar em busca do sonho. com cuidado, pois nesse mundo tem muita gente querendo levar vantagem e tomar dinheiro da molecada por aí.

      Excluir
  51. Me chamo João Luiz Malimpense Thomazini
    Tenho 15 anos vou fazer 16 em agosto
    Moro em Ituverava-Sp
    Jogo no gol deis os 10 11 anos
    Quero muito ser goleiro profissional , tenho meus erros claros, so que eu tento n cometer dnv
    com essas dicas vao me ajudar mt obrigado
    tenho uma duvida, qual a altura para um goleiro ??
    Tenho menos de 1,80m
    devo ter 1,77
    Queria fazer um teste para ver se eu consigo passar se vc ou alguem puder me ajudar eu agradeço
    Obrigado !
    Meu numero (16) 9 9998-8176
    Tenho WhatsApp

    ResponderExcluir
  52. #Foco#Força#Fé ' .. Tamo Junto Goleiros #A Cada Dia Ser Melhor Isso Faz A Diferença.

    ResponderExcluir
  53. Oi meu nome e Diego tenho 15 anos 1,83 de altura sou goleiro do clube de futebol MARILHA FUTEBOL CLUBE ! Tenho o sonho de ser Goleiro prifisional, mas ainda tenho que treinar muito ! Eu nao sou muito de palavras oq eu tiver que mostrar eu mostro dentro de campo!!! Muito obgd pelas dicas ...

    ResponderExcluir
  54. Sou baixo e as vezes ate me chingam ! mexe muito com meu Psicologico fico as vezes ate sem vontade De Jogar Me Chamo Rhuan Pires Tenho 13 Anos as vezes ate Levo gol pois mexem muito com meu Psicologico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. levar gol faz parte, todo mun do leva. mas voçe é novo e vai melhorar se voçe gosta de ser goleiro , vai ter que melhorar e provar que voçe pode ser bom

      Excluir
  55. Boa dicas cara mi ajudou bastante no campeonato de eu participei nos não ganhamos ficamos em 4 lugar mas graças a essas dicas eu ganhei um medalha de ouro de melhor goleiro do campeonato

    ResponderExcluir
  56. Me ajudou e me incentivou a ficar na posição! Muito obrigado e parabéns pelas excelentes dicas!

    ResponderExcluir
  57. pra quem ta comesando a ser goleiro nao tenha numca medo de seu masimo nao ligue pra que os outro falão de vc nao desista do sel sonho valel

    ResponderExcluir
  58. meus amigos toda ves que eu pidia pra agara eles falavao que eu levava gol frango hoje eu to aqui falando pra vc hoje eu so goleiro do da escolinda do csa de maceió tenho muito orgulho

    ResponderExcluir
  59. Olá,sou goleiro da equipe de futsal do meu colegio,presciso de umas dicas para pular pro lado direito,pois sou destro(principalmente rasteira),como faço para melhorar?Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem formula. O jeito é ficar treinando o salto do lado que voçe tem mais dificuldade. Peça a alguem pra ficar chutando pra voçe , de preferência na grama ou areia no inicio pra não se machucar. O unico jeito é treinar ate aprender

      Excluir
  60. sou goleira no time da minha escola, embora eu consiga defender bem várias áreas, meu problema é qnd o jogador está praticamente encima do gol, aí eu ñ consigo defender, na vdd nem enxergo a bola direito. Será q alguém podia me ajudar nessa parte? alguma dica, slá, qlq coisa. obg :-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o adversário chega muito próximo , o goleiro(a), deve ir de encontro em velocidade, fechando os ângulos dele, e quanto mais rápido é a saída , mais dificuldade o atacante terá para fazer o gol, mas é preciso ter cuidado para não se chocar com o adversário por isso sempre use caneleiras.

      Excluir
  61. Puxa, nunca imaginei que ser um bom goleiro(goleira, no meu caso��)
    Que havia tantas complicações e talzs
    Vou ter de ser goleira nas olimpíadas da minha escola, e essas dicas me ajudaram muito, muito mesmo!!Obrigada!!

    ResponderExcluir
  62. Preciso de ajuda, sei que essa matéria foi postada à muito tempo, mas que a vir por favor me ajude.
    Eu tenho 13 anos, 1,74 de altura (não dei estirão). Sou excelente goleiro, me destaco no colégio e em vários jogos de baba, penso muito mesmo em tentar a carreira de futebo, porém, minha mãe é totalmente contra, meu tio que é jornalista esportivo perguntou se eu não queria fazer um teste e tal, quando falei para minha mãe ela pirou! Me deu um sermão enorme, falou sobre meu tio (que é goleiro profissional), sobre o quanto ele é bom porém a carreira não deu certo... E o mais importante da conversa, o ESTUDO, disse que 1 em 1.000.000 de jogadores dão certo, enquanto com o estudo tenho 90% de chance de ser um grande profissional. Tenho também muita vontade de ser um Neurocirurgião bem sucedido, porém a faculdade dura 10 anos no total! E isso na vida de um jogador é quase impossível! Eu não sei o que eu faço, têm como eu fazer os dois? Ou eu terei que escolher apenas um dos meus sonhos?

    ResponderExcluir
  63. Preciso de ajuda, sei que essa matéria foi postada à muito tempo, mas que a vir por favor me ajude.
    Eu tenho 13 anos, 1,74 de altura (não dei estirão). Sou excelente goleiro, me destaco no colégio e em vários jogos de baba, penso muito mesmo em tentar a carreira de futebo, porém, minha mãe é totalmente contra, meu tio que é jornalista esportivo perguntou se eu não queria fazer um teste e tal, quando falei para minha mãe ela pirou! Me deu um sermão enorme, falou sobre meu tio (que é goleiro profissional), sobre o quanto ele é bom porém a carreira não deu certo... E o mais importante da conversa, o ESTUDO, disse que 1 em 1.000.000 de jogadores dão certo, enquanto com o estudo tenho 90% de chance de ser um grande profissional. Tenho também muita vontade de ser um Neurocirurgião bem sucedido, porém a faculdade dura 10 anos no total! E isso na vida de um jogador é quase impossível! Eu não sei o que eu faço, têm como eu fazer os dois? Ou eu terei que escolher apenas um dos meus sonhos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O estudo é fundamental também para os atletas e é necessário que todo jovem jogador , não abandone os estudos. As vezes um vai atrapalhar o outro, mas vida de atleta é rápida e vi muitos , ficarem na miséria após pararem com a carreira de jogador. Aprendi que nós podemos ser qualquer coisa que quisermos. mas nada acontece por acaso, é preciso trabalho e muita dedicação.

      Excluir
  64. Eu Tenho 16 Anos Jogava Como Goleiro até os 13 ANOS DAI PAREI DE TREINAR voltei com 15 Anos e desde então Jogava de Centroavante dai Surgiu Uma Oportunidade de Jogar No Gol Pois O Goleiro NÃO poderia ir mais Disputo dois Campeonatos Muito Fortes com Minha Equipe Um Estadual e Outro Municipal Preciso de Umas Dicas Para Sair Do Gol Nos Escanteios Pois ainda to inseguro Por Ja Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sair do gol, exige muita concentração, posicionamento e velocidade no momento em que sair do gol. o posicionamento depende muito do jeito do jogador que vai bater o escanteio, pois a bola pode vir fechada ou mais aberta. E o goleiro só deve sair do gol quando tem certeza pois a saída deve ser rápida e segura ou pra segurar ou socar.

      Excluir
  65. Olá meu nome é Kenedy Anderson tenho 15 anos mas so tenho 1,70 metros de altura com envergadura de 1,64 metros,dá pra jogar no gol ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voçe ainda vai crescer ate os 20. Mas existem goleiros excepcionais que tem sua altura. primeiro melhore sua técnica e depois se preocupe com outras coisas como por ex. a altura. etc

      Excluir
  66. Olá, meu nome é Eduardo, e eu amo muito ser goleiro. Só tem um problema, eu não sou muito bom o bastante para agarra no meu time. Eu gosto muito de agarra, por isso que eu preciso de ajuda e muita, eu quero ser um bom goleiro, ou pelo menos, o goleiro suficiente para meu time.

    ResponderExcluir
  67. Olá, meu nome é Eduardo, e eu amo muito ser goleiro. Só tem um problema, eu não sou muito bom o bastante para agarra no meu time. Eu gosto muito de agarra, por isso que eu preciso de ajuda e muita, eu quero ser um bom goleiro, ou pelo menos, o goleiro suficiente para meu time.

    ResponderExcluir
  68. Olá, meu nome é Eduardo e sou de uma cidade bem pequena, eu gosto muito de ser goleiro. Só tem um problema, eu não sou muito bom para o meu time. Por isso que eu preciso de ajuda, pelo menos para se tornar um bom goleiro para o meu time.

    ResponderExcluir
  69. Oi meu nome e jonatan jogo em campeonatos da minha escola...Como saber para qual lado o time adversário vai chutar ???

    ResponderExcluir
  70. olha meu nome e diego tenho 183 de altura o meu maior defeito sao chutes rasteiras no lado esquerdo o q eu tenho que fazer pra melhor eu treino 4 vezes na semana segunda quarta sexta e sabado tenho um poker ouro mas eu nao consingo melhorao que eu tenho que fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego. Voçe treina 4 vezes por semana. procure treinar mais bolas rasteiras, ja que tem dificuldade. primeiro tem que cair de maneira correta, sempre que possível com as duas mãos , e tentar aos poucos , não apenas cair, mas saltar buscando a bola cada vez mais longe. Te aconselho a procurar um bom treinador e ele vai te ajudar.

      Excluir
  71. Espero que um dia consigo realizar meu sonho de ser goleiro de quadra ou de campo mas na posição que amo, que é o gol! Deus me abençoe nesse sonho... Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  72. Na minha rua , tia 2 goleiros bom eu e meu amigo , meu nome é Kaleb e meu amigo é Kauan, nóis jogava 1zinho, Ele éra bom em encaixa as bolas e eu éra bom de defender bolas dificeis como no cantinho ou bolas rapidas e cabeceios, Nós tinha uma rivalidade e tanto cada um queria ser melhor doque outro éra muita rivalidade, eu fiquei 1 ano sem jogar bola dai Defende bolas milagrósas mas eu falho nas bolas faceis , e ta dificil pra mim defender nos cantinha , ALGUEM PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
  73. Eu não consigo defender ponte pqra direita o q eu faço alguém me ajuda...

    ResponderExcluir
  74. Sou goleiro do time da escola a algum tempo e venho tenho uma pequena dificuldade na adaptação de futsal para campo. Alguém tem alguma dica que possa me ajudar nessa transição?

    ResponderExcluir
  75. Eu tbm sou goleiro,tenho um pouco de dificuldades para pular pro lado esquerdo com a mão esquerda e acabar quebrando o braço ou algo assim,e pulando com as duas maos ou com a mão trocada não tenho medo,pode me orientar?

    ResponderExcluir
  76. Olá meu nome é Alessandra tenho 36 anos moro em são Paulo eu já joguei muito em escolas campeonato amo futebol eu jogava na linha e no gol também ainda jogo de vez em quando queria muito pode treinar ou arrumar um treinador queria saber até que ano uma pessoa pode jogar como goleira tenho muita vontade de volta a joga de pega no gol amo muito

    ResponderExcluir

CONCORDA ? DISCORDA. deixe o seu comentário .