Como pegar um pênalti

Jogar ou treinar : O que né melhor para um goleiro ? Play or train: What is best for a goalkeeper?

Treinar é necessário. Muito necessário, mas jogar é fundamental . Futebol é um jogo e como todo jogo , tem seus truques, seus segredos. m...

Dida, o gigante falhou.

Dida, o gigante falhou ?.
Era muito difícil que ele chegasse nessa bola, mas ele chegou. Mas faltou o salto . veja na imagem por trás , que ele chega bem próximo a bola , mas não salta sobre os jogadores que estão lance . Se saltasse, pegaria a bola, mas  os jogadores envolvidos no lance sofreriam o impacto . A questão é que se treina cruzamentos sem a presença de jogadores e no jogo o cenário é bem diferente. Muitos goleiros , não pensam e acabam causando lesões nos demais. Nesse caso , o gigante Dida, no reflexo de evitar o choque, não saltou e tomou o gol. Na minha opinião, deveria gritar antes e saltar. apesar do pouco tempo que tinha para fazer isso.

Lucas, de 14 anos, em mais um dia de treino

O jovem Lucas de 14 anos, mostra bom talento 

Treinamento basico

Todo goleiro apresenta algumas falhas, mesmo os profissionais. E quando ainda são jovens é possível notar algumas dificuldades a serem trabalhadas ou corrigidas. 

Alguns caem mal de um lado, estão sem o tempo de bola, tem erro ali outro aqui. E é através de vídeos que o treinador vê tudo isso  e o próprio aluno usa para se corrigir.

 No vídeo, Lucas de 14 anos que é muito esforçado , gosta de treinar e mostra boa evolução.

Treinos no De Carlos


Veja esse gol : Porque o goleiro não saiu do lugar

É muito difícil , defender bolas cabeceadas , mas a questão não é a defesa e sim a reação. 

Muitos goleiros, tem uma ótima reação e conseguem chegar na bola e fazer a defesa, mas nesse caso, note que o goleiro nem se quer saiu do lugar e o motivo é simples. 

Na hora do cabeceio, o goleiro não estava com os pés no chão. 
Veja na câmera lenta que ele da um salto preparatório e isso o impossibilita de ter qualquer reação.

 Pés no chão é preciso, tenho dito sempre.

Contra pé

Até mesmo o goleiro, considerado melhor do mundo na atualidade, comete esse erro. Lógico, que esse chute foi praticamente indefensável e talvez nenhum goleiro conseguiria chegar naquela bola. Mas na imagem atrás do gol, note que o goleirão Neuer , faz aquele movimento , aquele pulinho preparatório que a maioria dos goleiros no mundo inteiro fazem, mas que em alguns casos tira a chance de defesa de qualquer um. Mesmo em bolas defensáveis , quando o goleiro é pego no contra pé, dificilmente conseguirá chegar  na bola , por não ser possível fazer o salto.

Veja o lance no gol de Evrá  e veja que no momento exato do chute, o goleiro faz um movimento , um pulinho preparatório , que não ajuda em nada , mas em muitos casos impede o goleiro de saltar pra defesa.O problema é quando o salto acontece no mesmo momento em que a bola é chutada e o goleiro estando no ar, simplesmente não tem com saltar e quando volta ao chão a bola já chegou.

Esse movimento de ficar saltitando é prejudicial. basta ficar concentrado e se movimentar com os joelhos ligeiramente flexionados, não muito e fazer um só movimento de ir a bola e tudo fica mais fácil.